Deseja vender o seu imóvel? Conheça os 6 erros que deve evitar cometer!

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A venda de um imóvel é uma decisão de peso na sua vida. Requer esforço, tempo e principalmente, alguma atenção aos pormenores.


Para concretizar um bom negócio, ao melhor valor possível, e o mais rapidamente possível, tem de ter em mente algumas situações que podem comprometer a venda do seu imóvel.


Tendo a importância deste tema em especial consideração, vejamos alguns erros que deve evitar, quando colocar o seu imóvel no mercado…

 

Falta de coerência com o mercado

Este é o primeiro erro que pode cometer, e também o mais comum! 


O seu imóvel tem bastante valor para si e, se foi uma compra decisiva na sua vida, ao vender, pretende receber o melhor valor por ele. No entanto, não pode cair no erro de descurar as alterações no mercado imobiliário. 


O mercado tem bastantes oscilações. As zonas mudam de valor consoante o desenvolvimento que têm ao longo dos anos, os acabamentos ficam desatualizados, entre outros aspetos relevantes. Tudo isto pode fazer com que o preço que pretende esteja acima do valor que os compradores estão realmente dispostos a dar pelo imóvel.


Assim, quando tenta chegar a um valor justo para o seu imóvel, não se esqueça de ter em conta, entre outros aspetos:

  • Ano de Construção
  • Localização
  • Tipologia
  • Áreas
  • Acabamentos
  • Orientação e exposição solar
  • Extras - espaços de arrumação, garagem, piscina, lareira, varandas, entre outros…

 

Evitar a execução de melhorias no imóvel

Os potenciais compradores têm uma grande atenção ao pormenor… e podem existir pequenos detalhes no seu imóvel que podem demover da intenção de compra, tais como:

  • Rodapés ou pavimento soltos;
  • Torneiras com aspeto antigo;
  • Lâmpadas que não funcionam;
  • Paredes sujas;
  • Entre outros…

 

Assim, antes de anunciar o imóvel, não se esqueça de:

  • Dar uma pintura nas divisões;
  • Substituir tapetes sujos ou com aparência velha;
  • Reparar candeeiros, estores, torneiras…


Na maioria das vezes, os compradores não estão dispostos a comprar imóveis com necessidades de reparos e melhorias, e este aspeto pode tornar-se, assim, num fator decisivo para a concretização do negócio.  

 

Pouca flexibilidade nas visitas

Quando coloca o seu imóvel à venda, tem de estar à espera de conduzir visitas. No entanto, tem de ter em mente que os potenciais compradores podem querer visitar o imóvel em horários incompatíveis com o seu. 
Para além disso, as pessoas não estão dispostas a ter de esperar vários dias a ajustar horários para ir ver o seu imóvel. Por isso, mantenha a mente aberta e disponibilidade para receber visitas.
Neste âmbito, a ajuda de um profissional poderá ainda verificar-se uma mais-valia! Confira aqui as vantagens de contratar um profissional na área, ou contacte-nos!

 

Ligação emocional muito forte ao imóvel

Apesar de, provavelmente, este ter sido o seu lar durante muito tempo, e ser um imóvel que lhe traz imensas memórias, os compradores não vão ter as suas memórias, e afeto, em conta! 
Todos os pormenores de áreas, acabamentos, exposição solar, tipologia, ou seja, os aspetos tangíveis e objetivos do imóvel, vão ser minuciosamente analisados. Assim, durante o processo, tente manter uma postura racional, e foque-se nos aspetos de valorização objetiva do imóvel. 

 

Ter a casa desarrumada, suja e com odores

Os potenciais compradores, que visitarem o seu imóvel, vão ficar com a visão da sua casa no estado atual, não como ficará no futuro. Estes são os aspetos que, essencialmente, os visitantes vão observar:

  • Limpeza das divisões
  • Quantidade de objetos expostos
  • Circulação dentro do imóvel
  • Disposição dos móveis (que pode fazer, por exemplo, com que a divisão pareça mais pequena)

Ao apresentar uma casa por limpar, pode cortar o desejo de compra do imóvel, por falta de visão do potencial do espaço. Invista numa boa organização e limpeza do imóvel, antes de o publicitar.
Outro aspeto bastante importante, são os odores! Estes vão, certamente, ficar na memória dos visitantes. Em vez de disfarçar odores com perfumes, tente manter a casa arejada e limpa, para que seja agradável aos potenciais compradores. 

 

Promover o imóvel nos meios digitais de forma descuidada

O primeiro contacto que potenciais compradores vão ter com o seu imóvel será, muito provavelmente, nas plataformas digitais. Posto isso, existem cuidados a ter quando, por exemplo, fotografa o seu imóvel:

  • Apostar na qualidade da fotografia
  • Arrumar e limpar as divisões para a fotografia
  • Fotografar nas horas em que tem uma melhor exposição solar (que favoreça a divisão)
  • Ter em atenção os ângulos que mais favorecem a visibilidade da divisão

O ideal seria até contratar um profissional, já que este será o cartão de visita da sua casa!
Outra questão quanto à promoção do imóvel, são as suas descrições. Deve informar os potenciais visitantes sobre todas as características do imóvel, fazendo uma descrição que enalteça os aspetos que estes mais valorizam. Algumas informações que será essencial disponibilizar:

  • Tipologia
  • Áreas - total e de cada divisão
  • Certificação Energética
  • Ano de construção
  • Orientação solar
  • Localização exata
  • Tipo de aquecimento
  • Fotografias detalhadas


Deste modo, conseguirá “afunilar” o público interessado no seu imóvel e, de igual forma, otimizar o seu tempo, mostrando a casa a quem está realmente interessado.
 

A venda de um imóvel é uma decisão de peso na sua vida. Requer esforço, tempo e principalmente, alguma atenção aos pormenores.


Para concretizar um bom negócio, ao melhor valor possível, e o mais rapidamente possível, tem de ter em mente algumas situações que podem comprometer a venda do seu imóvel.


Tendo a importância deste tema em especial consideração, vejamos alguns erros que deve evitar, quando colocar o seu imóvel no mercado…


Falta de coerência com o mercado

Este é o primeiro erro que pode cometer, e também o mais comum! 


O seu imóvel tem bastante valor para si e, se foi uma compra decisiva na sua vida, ao vender, pretende receber o melhor valor por ele. No entanto, não pode cair no erro de descurar as alterações no mercado imobiliário. 


O mercado tem bastantes oscilações. As zonas mudam de valor consoante o desenvolvimento que têm ao longo dos anos, os acabamentos ficam desatualizados, entre outros aspetos relevantes. Tudo isto pode fazer com que o preço que pretende esteja acima do valor que os compradores estão realmente dispostos a dar pelo imóvel.


Assim, quando tenta chegar a um valor justo para o seu imóvel, não se esqueça de ter em conta, entre outros aspetos:

  • Ano de Construção
  • Localização
  • Tipologia
  • Áreas
  • Acabamentos
  • Orientação e exposição solar
  • Extras - espaços de arrumação, garagem, piscina, lareira, varandas, entre outros…


Evitar a execução de melhorias no imóvel

Os potenciais compradores têm uma grande atenção ao pormenor… e podem existir pequenos detalhes no seu imóvel que podem demover da intenção de compra, tais como:

  • Rodapés ou pavimento soltos;
  • Torneiras com aspeto antigo;
  • Lâmpadas que não funcionam;
  • Paredes sujas;
  • Entre outros…


Assim, antes de anunciar o imóvel, não se esqueça de:

  • Dar uma pintura nas divisões;
  • Substituir tapetes sujos ou com aparência velha;
  • Reparar candeeiros, estores, torneiras…


Na maioria das vezes, os compradores não estão dispostos a comprar imóveis com necessidades de reparos e melhorias, e este aspeto pode tornar-se, assim, num fator decisivo para a concretização do negócio.  


Pouca flexibilidade nas visitas

Quando coloca o seu imóvel à venda, tem de estar à espera de conduzir visitas. No entanto, tem de ter em mente que os potenciais compradores podem querer visitar o imóvel em horários incompatíveis com o seu. 
Para além disso, as pessoas não estão dispostas a ter de esperar vários dias a ajustar horários para ir ver o seu imóvel. Por isso, mantenha a mente aberta e disponibilidade para receber visitas.
Neste âmbito, a ajuda de um profissional poderá ainda verificar-se uma mais-valia! Confira aqui as vantagens de contratar um profissional na área, ou contacte-nos!


Ligação emocional muito forte ao imóvel

Apesar de, provavelmente, este ter sido o seu lar durante muito tempo, e ser um imóvel que lhe traz imensas memórias, os compradores não vão ter as suas memórias, e afeto, em conta! 
Todos os pormenores de áreas, acabamentos, exposição solar, tipologia, ou seja, os aspetos tangíveis e objetivos do imóvel, vão ser minuciosamente analisados. Assim, durante o processo, tente manter uma postura racional, e foque-se nos aspetos de valorização objetiva do imóvel. 


Ter a casa desarrumada, suja e com odores

Os potenciais compradores, que visitarem o seu imóvel, vão ficar com a visão da sua casa no estado atual, não como ficará no futuro. Estes são os aspetos que, essencialmente, os visitantes vão observar:

  • Limpeza das divisões
  • Quantidade de objetos expostos
  • Circulação dentro do imóvel
  • Disposição dos móveis (que pode fazer, por exemplo, com que a divisão pareça mais pequena)

Ao apresentar uma casa por limpar, pode cortar o desejo de compra do imóvel, por falta de visão do potencial do espaço. Invista numa boa organização e limpeza do imóvel, antes de o publicitar.
Outro aspeto bastante importante, são os odores! Estes vão, certamente, ficar na memória dos visitantes. Em vez de disfarçar odores com perfumes, tente manter a casa arejada e limpa, para que seja agradável aos potenciais compradores. 


Promover o imóvel nos meios digitais de forma descuidada

O primeiro contacto que potenciais compradores vão ter com o seu imóvel será, muito provavelmente, nas plataformas digitais. Posto isso, existem cuidados a ter quando, por exemplo, fotografa o seu imóvel:

  • Apostar na qualidade da fotografia
  • Arrumar e limpar as divisões para a fotografia
  • Fotografar nas horas em que tem uma melhor exposição solar (que favoreça a divisão)
  • Ter em atenção os ângulos que mais favorecem a visibilidade da divisão

O ideal seria até contratar um profissional, já que este será o cartão de visita da sua casa!
Outra questão quanto à promoção do imóvel, são as suas descrições. Deve informar os potenciais visitantes sobre todas as características do imóvel, fazendo uma descrição que enalteça os aspetos que estes mais valorizam. Algumas informações que será essencial disponibilizar:

  • Tipologia
  • Áreas - total e de cada divisão
  • Certificação Energética
  • Ano de construção
  • Orientação solar
  • Localização exata
  • Tipo de aquecimento
  • Fotografias detalhadas


Deste modo, conseguirá “afunilar” o público interessado no seu imóvel e, de igual forma, otimizar o seu tempo, mostrando a casa a quem está realmente interessado.

A venda de um imóvel é uma decisão de peso na sua vida. Requer esforço, tempo e principalmente, alguma atenção aos pormenores.


Para concretizar um bom negócio, ao melhor valor possível, e o mais rapidamente possível, tem de ter em mente algumas situações que podem comprometer a venda do seu imóvel.


Tendo a importância deste tema em especial consideração, vejamos alguns erros que deve evitar, quando colocar o seu imóvel no mercado…

 

Falta de coerência com o mercado

Este é o primeiro erro que pode cometer, e também o mais comum! 


O seu imóvel tem bastante valor para si e, se foi uma compra decisiva na sua vida, ao vender, pretende receber o melhor valor por ele. No entanto, não pode cair no erro de descurar as alterações no mercado imobiliário. 


O mercado tem bastantes oscilações. As zonas mudam de valor consoante o desenvolvimento que têm ao longo dos anos, os acabamentos ficam desatualizados, entre outros aspetos relevantes. Tudo isto pode fazer com que o preço que pretende esteja acima do valor que os compradores estão realmente dispostos a dar pelo imóvel.


Assim, quando tenta chegar a um valor justo para o seu imóvel, não se esqueça de ter em conta, entre outros aspetos:

  • Ano de Construção
  • Localização
  • Tipologia
  • Áreas
  • Acabamentos
  • Orientação e exposição solar
  • Extras - espaços de arrumação, garagem, piscina, lareira, varandas, entre outros…

 

Evitar a execução de melhorias no imóvel

Os potenciais compradores têm uma grande atenção ao pormenor… e podem existir pequenos detalhes no seu imóvel que podem demover da intenção de compra, tais como:

  • Rodapés ou pavimento soltos;
  • Torneiras com aspeto antigo;
  • Lâmpadas que não funcionam;
  • Paredes sujas;
  • Entre outros…

 

Assim, antes de anunciar o imóvel, não se esqueça de:

  • Dar uma pintura nas divisões;
  • Substituir tapetes sujos ou com aparência velha;
  • Reparar candeeiros, estores, torneiras…


Na maioria das vezes, os compradores não estão dispostos a comprar imóveis com necessidades de reparos e melhorias, e este aspeto pode tornar-se, assim, num fator decisivo para a concretização do negócio.  

 

Pouca flexibilidade nas visitas

Quando coloca o seu imóvel à venda, tem de estar à espera de conduzir visitas. No entanto, tem de ter em mente que os potenciais compradores podem querer visitar o imóvel em horários incompatíveis com o seu. 
Para além disso, as pessoas não estão dispostas a ter de esperar vários dias a ajustar horários para ir ver o seu imóvel. Por isso, mantenha a mente aberta e disponibilidade para receber visitas.
Neste âmbito, a ajuda de um profissional poderá ainda verificar-se uma mais-valia! Confira aqui as vantagens de contratar um profissional na área, ou contacte-nos!

 

Ligação emocional muito forte ao imóvel

Apesar de, provavelmente, este ter sido o seu lar durante muito tempo, e ser um imóvel que lhe traz imensas memórias, os compradores não vão ter as suas memórias, e afeto, em conta! 
Todos os pormenores de áreas, acabamentos, exposição solar, tipologia, ou seja, os aspetos tangíveis e objetivos do imóvel, vão ser minuciosamente analisados. Assim, durante o processo, tente manter uma postura racional, e foque-se nos aspetos de valorização objetiva do imóvel. 

 

Ter a casa desarrumada, suja e com odores

Os potenciais compradores, que visitarem o seu imóvel, vão ficar com a visão da sua casa no estado atual, não como ficará no futuro. Estes são os aspetos que, essencialmente, os visitantes vão observar:

  • Limpeza das divisões
  • Quantidade de objetos expostos
  • Circulação dentro do imóvel
  • Disposição dos móveis (que pode fazer, por exemplo, com que a divisão pareça mais pequena)

Ao apresentar uma casa por limpar, pode cortar o desejo de compra do imóvel, por falta de visão do potencial do espaço. Invista numa boa organização e limpeza do imóvel, antes de o publicitar.
Outro aspeto bastante importante, são os odores! Estes vão, certamente, ficar na memória dos visitantes. Em vez de disfarçar odores com perfumes, tente manter a casa arejada e limpa, para que seja agradável aos potenciais compradores. 

 

Promover o imóvel nos meios digitais de forma descuidada

O primeiro contacto que potenciais compradores vão ter com o seu imóvel será, muito provavelmente, nas plataformas digitais. Posto isso, existem cuidados a ter quando, por exemplo, fotografa o seu imóvel:

  • Apostar na qualidade da fotografia
  • Arrumar e limpar as divisões para a fotografia
  • Fotografar nas horas em que tem uma melhor exposição solar (que favoreça a divisão)
  • Ter em atenção os ângulos que mais favorecem a visibilidade da divisão

O ideal seria até contratar um profissional, já que este será o cartão de visita da sua casa!
Outra questão quanto à promoção do imóvel, são as suas descrições. Deve informar os potenciais visitantes sobre todas as características do imóvel, fazendo uma descrição que enalteça os aspetos que estes mais valorizam. Algumas informações que será essencial disponibilizar:

  • Tipologia
  • Áreas - total e de cada divisão
  • Certificação Energética
  • Ano de construção
  • Orientação solar
  • Localização exata
  • Tipo de aquecimento
  • Fotografias detalhadas


Deste modo, conseguirá “afunilar” o público interessado no seu imóvel e, de igual forma, otimizar o seu tempo, mostrando a casa a quem está realmente interessado.
 

Partilhámos consigo os principais aspetos que consideramos ser importantes para vender a sua casa em curto espaço de tempo e pelo melhor valor, e que acreditamos convictamente que vão facilitar o processo!

 

Se lhe parece que este é um processo muito moroso e esgotante, aconselhamos contratar a ajuda de um profissional, que sabe exatamente onde estão os compradores, o que eles valorizam, como pode chegar até eles e até têm já uma rede de contactos. verificar aqui as vantagens de contratar um profissional na área, ou contacte-nos!

Se lhe parece que este é um processo muito moroso e esgotante, aconselhamos contratar a ajuda de um profissional, que sabe exatamente onde estão os compradores, o que eles valorizam, como pode chegar até eles e até têm já uma rede de contactos. verificar aqui as vantagens de contratar um profissional na área, ou contacte-nos!

Se lhe parece que este é um processo muito moroso e esgotante, aconselhamos contratar a ajuda de um profissional, que sabe exatamente onde estão os compradores, o que eles valorizam, como pode chegar até eles e até têm já uma rede de contactos. verificar aqui as vantagens de contratar um profissional na área, ou contacte-nos!

* Este artigo não serve como aconselhamento e o seu fim é estritamente informativo. Para mais informações contacte-nos!

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